QR Code para check-in: garanta mais agilidade para os eventos

qr code para checkin

QR Code para check-in: garanta mais agilidade para os eventos

Sempre que se fala em eventos, um dos principais assuntos é a agilidade na organização. Cada vez mais, a tecnologia contribui para que isso aconteça. Um dos exemplos disso é o uso do QR Code para check-in e credenciamento antes das atividades iniciarem.

Essa é uma ferramenta que aos pouco vem ganhando espaço em vários cenários e suas vantagens são bem visíveis. Principalmente agora, que o momento requer maior agilidade no acesso, a não formação de filas e também o mínimo contato entre participantes e organizadores. Além disso, entre os principais benefícios que traz para os organizadores está o de não precisar fazer um alto investimento. Já que essa tecnologia pode estar integrada a uma plataforma de gestão e organização de eventos.

SAIBA MAIS: 7 DICAS PARA EVITAR FILAS EM EVENTOS E ACELERAR O CHECK-IN

Mas antes de você começar a usar essa tecnologia em seus eventos, vamos mostrar um pouco mais sobre ela. Confira.

O que é QR Code

Em tradução literal, QR Code pode ser entendido como um código de resposta rápida. Ele pode ser lido pelos celulares e é usado como forma de transmitir mais rapidamente as informações aos dispositivos. Após a codificação, a informação no código de barras em 2D é convertida em texto ou link para um site.

qr para checkin

Seu uso é rápido e simples, por isso já está presente em revistas, outdoors, embalagens e em eventos. Além disso, aparece tanto nos materiais de divulgação como nas credenciais. Ele pode ser usado tanto em equipamentos com sistema Android quanto iOS, só precisa que o usuário tenha um aplicativo específico para fazer a leitura.

No caso dos eventos, o QR Code auxilia os organizadores a agilizarem os cadastros durante a abertura das atividades, como mostramos a seguir.

Como usar o QR Code para check-in em eventos

O uso do QR Code em eventos pode ser facilitado com a escolha de uma plataforma digital que ofereça o serviço. Assim que a inscrição online é finalizada, o participante recebe uma mensagem com o QR Code e o salva na carteira virtual do telefone. No dia do evento, basta acessar esse código e fazer a leitura com o equipamento que estará disponível no credenciamento.

SAIBA MAIS: 4 DICAS PARA VENDER MAIS INSCRIÇÕES ONLINE

Dessa forma, seu funcionamento, que é  intuitivo e muito mais ágil, também oferece mais segurança pois evita o contato direto entre participantes e recepcionistas. Além de ser mais prático para o controle dos acessos do que a conferência em uma lista de papel. Esse código é único para cada participante. Assim, no momento do credenciamento o sistema já identifica sua presença e libera o ingresso de forma rápida e eficiente.

qr para checkin

Aqui neste vídeo é possível ver na prática como o uso do QR Code para check-in em eventos é prático e fácil com a plataforma da Eventize.

Essa tecnologia também agiliza o trabalho para eventos que possuem várias atividades em sua grade. Com esse controle automatizado, é mais fácil validar a presença dos inscritos que realmente compareceram.

Outras tecnologias que podem auxiliar no seu evento

A tecnologia e todas as novas funcionalidades que surgem a partir dela são as principais aliadas quando o assunto é eliminar tarefas manuais. Com os avanços que não param de acontecer, o futuro dos organizadores de eventos é contar com cada vez mais recursos para auxiliar seu trabalho.

Por isso, os profissionais dessa área já podem ficar de olho no que vem pela frente. Além do uso de QR Code que está cada vez mais presente nos eventos, a possibilidade incorporar os conceitos de e-commerce, com a compra em apenas um clique, ou o reconhecimento facial para permitir o acesso dos participantes já não são funções distantes.

Não bastasse isso, várias formas de rastreamento, controle e envio de informação ao participante por pulseiras com chip, Bluetooth e smartphones estão sendo testadas. Em pouco tempo tudo isso será realidade. Principalmente para quem se mantém atualizado e busca oferecer melhores experiências para todos envolvidos nos eventos.

Share this post