Ferramentas para divulgação de eventos: tenha a tecnologia a seu favor
Para atrair participantes e efetivar inscrições, os organizadores precisam saber como aproveitar melhor as ferramentas para divulgação de eventos. Mas isso não quer dizer que devem sair por aí distribuindo panfletos ou anunciando em todas as páginas de internet. Devem entender como aproveitar cada vez melhor a tecnologia e seus recursos.
O sucesso de uma divulgação bem feita está relacionado a fatores que precisam estar bem definidos, como o público-alvo. A partir disso, é necessário fazer uma investigação sobre onde essas pessoas estão, como se comunicam e que tipo de linguagem interessa mais a elas. Só assim é possível começar a definição de quais ferramentas para divulgação de eventos são as mais indicadas.
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Mesmo que a definição das ferramentas dependa desses fatores, os organizadores também precisam conhecer os serviços disponíveis. Por isso, a seguir apresentamos algumas das ferramentas mais utilizadas.
Principais ferramentas para divulgação de eventos
1 – Site exclusivo e personalizado
Estar presente no ambiente virtual é essencial para quem organiza eventos. Por isso, é importante ter um site exclusivo e personalizado. Mas esse portal precisa ser muito mais do que uma página para cadastrar as informações na internet. Ele deve apresentar vantagens como as informações completas sobre o evento e permitir a comunicação mais direta com os participantes.
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Muitas vezes, a página na internet é o primeiro contato que o público tem com o evento. Por isso, precisa ter orientações completas e bem organizadas.
2 – Redes sociais
Talvez as redes sociais sejam as ferramentas para divulgação de eventos mais utilizadas no momento. E isso não acontece à toa. Se somarmos as duas mais populares, Facebook e Instagram, são cerca de 3 bilhões de usuários ativos por mês. Isso significa um alcance grande para a veiculação de eventos. Mas isso não é garantia de sucesso, pois como dissemos antes, é preciso saber o melhor canal e a linguagem adequada para chegar ao público certo para o evento. Sem mencionar a possibilidade de interagir com esse público em todas as etapas da organização. Isso inclui desde a divulgação dos preparativos até transmissões em tempo real ou comunicações sobre as próximas edições.
3 – Email marketing
Hoje em dia, quase todo mundo tem um endereço de email. Para os organizadores de eventos essa é uma ótima estratégia para manter uma relação mais próxima com seu público. O email marketing apresenta ainda mais vantagens quando um banco de dados já está consolidado, com o cadastro de potenciais interessados no evento. Isso porque as estratégias de divulgação podem começar bem antes dele acontecer e segue até que uma nova edição do evento aconteça. Seja para enviar convites, divulgar a programação, mostrar quem são os palestrantes, informar sobre os prazos de inscrição ou enviar certificados, essa comunicação é sempre útil e mantém o evento vivo na memória dos participantes.
4 – Plataformas digitais para organização de eventos
As plataformas digitais oferecem mais agilidade e praticidade à rotina dos organizadores de eventos. Contar com uma ferramenta específica e completa para a área permite mensurar resultados com mais facilidade e otimizar cada vez mais o trabalho. Além disso, se possuir funcionalidades como as da Eventize, pode facilitar o uso de outras ferramentas para divulgação de eventos.
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Isso porque permite a integração com as principais redes sociais como Facebook, Linkedin e Instagram. O compartilhamento facilitado das informações contribui para que o evento faça parte desse universo e ainda atraia mais inscritos.
A nossa plataforma ainda auxilia com a automação de emails e evita que as equipes passem horas selecionando manualmente os contatos e enviando repetidos emails. Além de não desperdiçar tempo, essa funcionalidade ajuda a potencializar a comunicação e ampliar as opções de divulgação do evento.