Como conquistar o engajamento do público em eventos online

engajamento do público virtual

Como conquistar o engajamento do público em eventos online

Não é novidade para os organizadores de eventos que o próximo período vai continuar sendo de adaptação. Um novo mundo de possibilidades surge com uma maior realização de eventos online. Junto a isso, é preciso um olhar também para a forma como conquistar o engajamento do público virtual. E isso inclui desde o formato que o evento terá até as experiências que você vai oferecer aos participantes.

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Afinal, para quem estava acostumado a ter alguém diretamente na sua frente falando e entretendo, agora precisa girar a chave e se adaptar ao contato feito por uma tela. Como, por exemplo, driblar inúmeras distrações que podem surgir ao seu redor enquanto um palestrante se esforça para atrair sua atenção.

Esteja pronto para a competição

Se antes, nas salas de conferências, nos workshops, simpósios e congressos presenciais os smartphones eram a principal concorrência dos palestrantes, agora a disputa é com o desconhecido. Afinal, o participante de um evento online pode estar no trabalho, em casa sozinho, rodeado pela família conversando ou sendo solicitado por seu pet que deseja atenção. Sem falar de outros canais virtuais, já que o acesso a seu evento se dá por telefones e computadores. A todo momento o participante pode ser impactado por alertas de emails e mensagens recebidas, por exemplo.

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É por isso que sua estratégia deve começar antes do evento online acontecer, oferecendo uma vivência virtual que crie expectativa e gere interesse ao participante. As redes sociais são ótimos canais para isso. Você pode envolver os palestrantes, pedir que usem seus perfis para alcançar mais pessoas, criar interações e hashtags exclusivas do evento. Tudo isso vai criar conversas virtuais que podem colocar seu evento em evidência e despertar atenção de novos participantes.

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Além disso, pode investir na comunicação por email. Suas mensagens neste canal podem ter como objetivo alimentar os participantes com informações extras. Entre elas, pode enviar estudos já desenvolvidos pelos palestrantes, anais e fotos de outras edições ou materiais para auxiliar e complementar o que vai ser falado no dia do evento. 

Mas sair disparando emails não garante sucesso. É preciso avaliar a qualidade dos conteúdos e a frequência ideal de envios. Ou seja, nem tantos para lotar a caixa de entrada do seu contato, nem tão poucos que pareça não se importar com o público.

Ofereça novas experiências para ter engajamento do público virtual

Já que essa é uma mudança que requer adaptação também do público, que tal mesclar experiências novas e antigas? Uma forma de fazer isso é aproveitando métodos tradicionais para gerar conversas sobre seu evento no universo online, como o envio de materiais físicos aos inscritos. Sacolas, blocos de anotação, canetas ou adesivos que seriam entregues na hora do check-in, podem chegar pelo correio. Mas não faça o envio simplesmente por fazer. Elabore uma ação de marketing que demonstre o toque humano por trás do virtual e realmente gere valor para quem está recebendo. Estimule postagens assim que os materiais chegarem para os participantes. Faça sua marca circular pelas redes sociais, reposte publicações, valorize cada menção ao seu evento.

Outra experiência que você pode oferecer é escolher uma personalidade conhecida para ser o intermediador entre os palestrantes e o público. Alguém com desenvoltura e capacidade de atrair a atenção das pessoas para falar em nome do seu evento. Especialistas, profissionais renomados e estudiosos continuam necessários nos eventos online para entregar o conteúdo qualificado que o público procura. Mas, na era dos influencers, quando em todas as áreas é possível encontrar alguém que se destaca e já domina o meio virtual, contar com essa expertise fará toda diferença para manter seu público conectado.

E no dia do evento, o que fazer?

Aqui, o cenário você já conhece: o primeiro passo é fazer o check-in dos participantes. Mas como conseguir isso em eventos virtuais? Depende da plataforma que está usando para transmitir, algumas delas pedem o credenciamento por meio do login dos participantes, por exemplo. Em outros casos, o clique em links enviados por email ajudam a identificar quem foi direcionado para a transmissão. Mas, se quiser gerar conversa e colocar seu evento em evidência nas redes sociais, pode estimular o check-in das redes sociais, por exemplo.

Enquanto todos estão se conectando, o palestrante ou intermediador do evento deve estar preparado para quebrar o gelo. Uma forma de fazer isso é abrir os comentários da plataforma de transmissão e pedir a quem já está ali que se apresente. Saber o nome e a cidade de algumas pessoas, dar as boas vindas individualmente aos que se identificam, já aquece o contato.

Isso será importante durante todo evento. Por isso, quem estiver falando com os participantes deve se preparar para, em alguns momentos, conversar direto com eles. Responder dúvidas, estimular interações, pedir opiniões ou relatos de experiências sempre rendem engajamento.

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Outra forma de mostrar que, apesar do distanciamento, o lado humano continua presente no evento virtual, é propor ações em conjunto. Um exemplo disso, que pode parecer pouco mas mostra preocupação com o outro seria, depois de passada a primeira hora de evento, sugerir que todos levantem e façam uns dois ou três minutos de alongamento. E, claro, lembrando da importância de tomar água, pois ajuda a compreender e memorizar melhor. Afinal, ficar parado em frente a uma tela também é cansativo e a busca por uma posição melhor e o desconforto podem levar à falta de concentração e, consequentemente, a desistências de participação durante o evento.

Já ouviu falar em gamificação?

Quem é adepto do universo virtual está habituado ao termo. Nada mais é do que propor uma espécie de jogo para quem participar dos seus eventos. O engajamento do público virtual pode crescer muito com essa estratégia. Ainda mais se você conseguir traçar algum tipo de recompensa para quem alcançar bons resultados e/ou chegar ao final.

Para colocar isso em prática, você pode optar por ferramentas específicas que ajudam a criar jogos online para seu evento ou colocar, novamente, as redes sociais em cena. Neste caso, as tarefas do jogo podem envolver produção de conteúdos específicos para seu evento, compartilhamentos, citações da sua marca, do seu @ ou de uma hashtag exclusiva.

Engajamento do público virtual OK. E agora, o que fazer?

Depois que o evento online acaba você tem duas opções de lidar com as conversas geradas e todo conteúdo produzido até ali. Uma delas é entender que cumpriu seu papel momentâneo e deixar isso estagnado. A outra é aproveitar todo burburinho gerado e dar continuidade à conversa.

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A segunda opção, por óbvio, é mais interessante, concorda? Por isso, a primeira ação pós-evento é pedir um feedback mais detalhado do seu público. Crie um formulário e envie por email para saber o que deu certo e errado na perspectiva dos participantes. Explore as funcionalidades de enquete, envio de perguntas e mensagens inbox das redes sociais para coletar essas informações. Depois, utilize esses dados para criar novos conteúdos online, seja em suas redes, seja para envio de emails ou para organizar um novo evento online.

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