Dicas essenciais para precificar o seu evento online
Primeiramente, responda à pergunta: quanto vale o seu evento? Custos de logística, impressão e divulgação em variadas mídias sempre fizeram parte da rotina do organizador. Entretanto, com a transformação digital, o cenário se modificou bastante. Dessa forma, o que permeia o dia a dia de quem produz eventos é como precificar um evento online.
Antes de mais nada, para responder quanto vale o seu evento, saiba quanto ele custa. Para isso, você deve refletir sobre que tipo de investimento ainda faz sentido e onde está o seu público. Pensando nisso, listamos cinco dicas essenciais para levar em conta na hora de calcular o preço do seu evento online.
5 dicas para precificar o seu evento online
Antes de tudo, entenda que não há uma fórmula única para a formação de preço. O que existe são formas de calcular – e esse não é o nosso foco. Afinal, o peso que você dará para cada investimento e o que vai priorizar na sua lista só você, organizador, poderá dizer.
Assim, bloco de notas aberto e atenção às próximas dicas:
1- Levante custos operacionais
De antemão, saiba que alguns itens serão fixos para todos os eventos que você for produzir. A maioria deles são custos operacionais. Ou seja, gastos com plataformas, softwares, logística de materiais, etc. Liste todos os seus custos com a operação do seu evento e saiba qual é a sua necessidade mínima para que seu evento consiga existir.
2 – Liste custos pessoais
Em seguida, pense nos seus gastos enquanto organizador. Quanto custa a sua remuneração? Quantas horas de trabalho investe em cada evento? Há necessidade de deslocamento para buscar ou levar itens a algum lugar? Bote tudo isso na ponta do lápis e insira no seu cálculo final.
Saiba mais – Precificação de eventos: que valor você entrega aos participantes
3 – Planeje a divulgação
Enquanto isso, pesquise onde está o seu público. Entendendo que estamos vivendo um momento atípico, é importante lembrar de que a circulação de pessoas fora do digital está bastante reduzida. Dessa forma, para precificar o seu evento online, pense se ainda vale a pena investir em mídias offline e, se sim, em quais. Não pense, porém, que essa é uma regra rígida. Por exemplo: se você estiver promovendo um congresso na área da saúde, muito provavelmente ainda vale a pena divulgá-lo em espaços presenciais onde há circulação do seu público.
Portanto, o único segredo aqui é conhecer o cliente e descobrir onde ele está, seja em canais digitais ou espaços offline.
4 – Invista em combos de valor agregado
Uma coisa é quanto o seu evento custa, outra é quanto ele vale na percepção do cliente. Sempre que você precisar saber disso, lembre-se de que a melhor forma é perguntar. Faça pesquisas com participantes de eventos passados ou representantes do seu público-alvo e entenda o que ele espera e quanto está disposto a pagar.
Nesse ínterim, você vai levantando ideias para a formulação de combos que podem gerar valor agregado ao seu evento. Frequentemente, organizadores oferecem desconto para quem compra um produto e um ingresso ao mesmo tempo. Converse com seus parceiros e fornecedores e avalie essa possibilidade. Outra ideia é ofertar o ingresso do evento junto com alguma consultoria ou mentoria de um palestrante.
As formas de agregar à sua palestra, festival ou workshop são muitas e o que vale é deixar a criatividade fluir.
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5 – Opte pelo melhor custo-benefício
Por fim, mas não menos importante, invista no que lhe traz o melhor custo-benefício. Aqui na Eventize, oferecemos opções de planos que se aplicam a sua realidade e facilitam muito o trabalho. Isso porque, por meio da plataforma, você pode automatizar suas tarefas, reduzir o tempo investido e focar nas suas estratégias. Além disso, consegue oferecer inscrições e estabelecer contato com público de forma muito mais efetiva.
Portanto, lembre-se de listar todos os seus custos, estabelecer prioridades e tomar, por fim, as decisões que mais se aplicam à sua realidade. Desenvolver uma visão “macro” do cenário para fazer as escolhas certas e conseguir equilibrar o que cabe no bolso do seu público com o que lhe traz melhor retorno, essa é a chave.
E, claro, para todas as suas decisões, conte com a Eventize.