Precificação de eventos: qual valor você entrega aos participantes?
Quando você organiza eventos online ou presenciais, na hora de decidir o preço das inscrições, provavelmente surge alguma dúvida sobre como fazer esse cálculo. Esse número varia de evento para evento e, diante de tantos webinars e lives gratuitos que surgem para o públicos a todo momento, a precificação dos eventos precisa ser muito mais focada no valor do conteúdo que você quer entregar aos participantes do que no preço que vai cobrar pela inscrição.
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Então será que na hora de pensar na precificação de eventos, você sabe o que deve considerar para chegar a um valor justo? A seguir a gente dá algumas dicas que podem ajudar nesse cálculo.
Como definir a precificação de eventos
Pensar na precificação de eventos envolve mais do que lucro ou prejuízo. Além desses fatores, você precisa identificar o que será atrativo para seu público, não apenas em termos de preço, mas dos valores que estão agregados a ele.
No entanto, antes de definir preço, é importante avaliar os custos do seu evento, identificar seu público para ter noção da capacidade de compra dele e também analisar o mercado. Dessa forma, antes de definir seu preço, o ideal é que siga alguns passos, como mostramos a seguir.
1 – Identifique seu público
Quando você sabe quem quer atrair, fica mais fácil aplicar a precificação de eventos. Analise os hábitos, tenha ideia de quanto estão dispostos a investir em um evento online ou presencial e quais diferenciais são importantes para eles efetivarem o pagamento da inscrição.
2 – Defina seus atributos
Nenhum organizador faz um evento simplesmente por fazer, não é mesmo? Todo planejamento tem objetivos a serem alcançados, entre eles, oferecer conhecimento, promover novas experiências e qualificar o público. Mas esses elementos intangíveis precisam ser complementados com vantagens palpáveis. Por isso, pense em diferenciais como área VIP, mentoria com um dos especialistas, materiais extras e outros benefícios que possam despertar a sensação de exclusividade no seu público e atraí-lo para o evento. Quanto mais diferenciais você oferece, mais valor você gera e, consequentemente, mais alto pode ser o preço.
3 – Avalie as formas de pagamento das inscrições
A forma como você vai vender as inscrições também é importante para auxiliar na precificação de eventos. Pagamentos recebidos com cartão de crédito, débito ou por boletos, na maioria das vezes geram taxas e juros. Você deve avaliar se esses valores já serão incluídos no valor da inscrição ou se contam como despesa e podem ser absorvidos pela organização.
4 – Diversifique as formas de monetizar seu evento
Tenha no radar outras formas de aumentar a receita, como patrocínios e venda de infoprodutos relacionados ao tema. Assim, além de definir qual o número mínimo de inscrições precisa ter, você também pode ter aumento no lucro do evento.
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5 – Venda de inscrições por lotes e combos
Além de permitir que mais pessoas acessem seu evento, liberar inscrições por lotes e combos para grupos de participantes auxilia no momento de precificar. Isso porque você pode ter valores diferentes para quem só quer assistir ao evento, outro para quem deseja ter acesso a conteúdos pós-evento, ou ainda para aqueles que desejam uma consultoria ou mentoria extra.
6 – Liste seus custos
Você precisa ter noção de quanto será sua despesa com esse evento. Nesse caso é preciso listar tudo que demanda algum investimento, como gastos com palestrantes, deslocamentos, fornecedores, materiais de divulgação e publicidade, aluguel do espaço do evento, no caso dos presenciais, e custo da plataforma, para os online. Além de todas as outras despesas que estiverem previstas.
Todas essas dicas servem para você enxergar o custo do seu evento. A partir delas, já terá uma visão de todas as despesas e possibilidades de receita extra que não dependem das inscrições. Assim, pode identificar quantos participantes precisa ter para cobrir os gastos e ainda ter lucro. São essas informações que irão determinar o preço das inscrições para seu evento.
Mas lembre que além de tudo isso, é importante que os valores do seu evento estejam claros para o público. Diferenciais da sua produção, conhecimento que irá gerar, acesso a materiais exclusivos, contato direto com especialistas da área são alguns dos atrativos que podem justificar seu preço. Estes atributos devem ser tão importantes ao ponto dos interessados se importarem mais com eles do que quanto irão pagar para ter acesso a tudo isso.